sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

12 razões para ser SPORTING

Que os candidatos à presidência tenham isto em mente, pois parece que nesta altura muita gente se esquece!

1. O SPORTING é o único grande clube nacional que não alterou o seu ano de fundação.

2. O SPORTING é o único clube do Mundo que, neste momento, tem dois museus oficiais (Lisboa e Leiria).

3. O SPORTING possui o Jornal mais antigo de clubes do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).

4. O SPORTING detém o jogador mundial com melhor média de golos em jogos do Campeonato Nacional (Fernando Peyroteo com 1,68 golos/jogo).

5. O SPORTING é, actualmente, o único clube mundial que formou dois ‘FIFA World Player’: Luis Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008).

6. O SPORTING desde o início das competições europeias de clubes, só é ultrapassado em nº de participações pelo Real Madrid (54) e Barcelona (53). Os leões somam 51.

7. O SPORTING tem 22 taças europeias conquistadas, o Real Madrid 26 e o Barcelona 66. No entanto, somente os leões e o Barcelona venceram em quatro modalidades distintas.

8. O SPORTING ainda hoje detém recordes nos títulos europeus conquistados (excepto andebol):
» Atletismo - Único clube europeu com vitórias em pista e cross: por 2 vezes sagrou-se hexacampeão em cross.
» Hóquei em patins - Maior goleada de sempre por 33-1 ao H. Gujan (França) nos quartos-de-final da Taça CERS, em 1983/1984.
» Futebol - Maior goleada de sempre por 16-1 ao Apoel Nicósia (Chipre) nos oitavos-de final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1963/1964.

9. O SPORTING é o 2º clube europeu com maior número de atletas olímpicos (109 até Pequim’08) a seguir ao Barcelona. No entanto, estes 109 atletas leoninos actuaram em 10 modalidades distintas e, os do Barcelona, apenas em 6.

10. O SPORTING segundo uma reportagem da BBC está num patamar superior ao Ajax: ‘O clube holandês é considerado um clube de topo na formação. Um estatuto apenas igualado pelo Sporting. Os leões possuem, no entanto, uma Academia mais bem apetrechada’.

11. O SPORTING assume a sua dimensão mundial quando olhamos para os 380 Núcleos, Filiais e delegações espalhados pelos cinco continentes, sendo o único clube nacional com esta presença universal e verdadeiramente global.

12. O SPORTING tem os melhores adeptos do Mundo (obrigado!).

Isto é o Sporting!
_______________________________________________________________

1 comentário: